quarta-feira, 7 de abril de 2010

Perspectiva de arrebol

por Wagner Hilário

Lembro-me de ter ouvido algumas vezes a palavra arrebol, mas nunca me dispus a saber o que significava.

Nunca li, mas sempre ouvi a palavra arrebol empregada em trechos de músicas, poemas ou prosas bonitos. Bonitos talvez não seja a palavra. Alegres. Alegrinhos, melhor ainda. Pra mim, o trecho alegrinho sempre prejudicou o encanto do verbete, e eu me desinteressava dele.

Mas quando me dispus a conhecer o que quer dizer, abrindo o dicionário eletrônico, descobri também que a palavra pode ser menos bela que seu significado. Ou ainda, que sua feiura fonética pode virar beleza quando sabemos o que quer dizer.

Arrebol: “Vermelhidão do nascer ou do pôr do sol”, ensina o Aurélio. Estou ansioso pra ver, ansioso pra usar a palavra... Arrebol, sempre gostei de você, mas não sabia seu nome.

2 comentários:

Wagner Hilário disse...

Lembro agora que o que me despertou a vontade de descobrir o significado da palavra arrebol e que não expliquei no texto foi a música do desenho Bernardo e Bianca, que meu filho assistia um dia desses.

A música é alegrinha mesmo, mas muito bem feita. Além de me lembrar a infância, já que adorava esse desenho... Aliás, adoro. Descobri isso ao revê-lo, com quase 30 anos nas costas.

Unknown disse...

E eu mal posso esperar para ver o emprego dessa palavrinha despretensiosa, porém reveladora, em um de seus belos textos!
Bjos!